Sua casa feita de comida (ou das sobras dela)

Não é a casa feita de doces da história de João e Maria (ou Hansel e Gretel, para os portugueses), mas sua casa também pode ser feita de comida, ou das sobras dela.

Um dos maiores problemas ambientais no Brasil é o desmatamento. E para substituir a madeira de que tanto precisamos e ainda reduzir o lixo gerado pelo descarte de cascas de coco, estudantes do Centro Universitário Uni-BH criaram a madeira biossintética. Ela é produzida a partir de fibras de casca de coco e promete substituir a madeira retirada das árvores para fazer, por exemplo, os móveis da sua casa. Da mesma universidade também há um projeto para fazer piso com a fibra de coco (foto abaixo).

Screen Shot 2015-09-19 at 08.25.06

Frio não é exatamente um problema para quem vive no Brasil, mas se você precisar de isolamento térmico, já é possível que ele seja feito de cogumelos. A criação de Gavin McIntyre e Eben Bayer, fundadores da Ecovative Design, em Nova York, baseia-se no cogumelo mycellium, sementes de algodão e resíduos agrícolas.

Screen Shot 2015-09-19 at 07.47.21

Além de isolamento térmico também é possível fazer móveis, revestimento automotivo, embalagens e até pranchas de surf com o material. O produto não tem sabor agradável, mas não há problemas se for ingerido, o que é uma preocupação para quem tem crianças em casa. Além disso, a fabricação utiliza oito vezes menos energia e dez vezes menos CO2 emitido que as embalagens de espuma convencional e ainda pode ser usada como adubo orgânico para o jardim quando descartada. Como o cogumelo cresce já na estrutura com a forma definida, não há gasto de moldagem da peça, só é necessário aquecê-la para que o cogumelo pare de crescer.

Screen Shot 2015-09-19 at 07.48.20Screen Shot 2015-09-19 at 07.48.30

Já tendo então móveis e paredes, a casa precisa de telhado. E é o telhado verde, desenvolvido por Ulysses Raphael Gomes Nobre, vencedor do 6º Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários. A proposta é a fabricação de telhas a partir da reciclagem de copos descartáveis que tanto enchem os cestos de lixo após bebermos água. As maiores vantagens dessas telhas é que são até 45% mais leves que as convencionais e cerca de 30% mais baratas além é claro, de contribuir para a redução do lixo gerado pelos copinhos.

Screen Shot 2015-09-19 at 07.41.54

Para a casa ficar completa, falta só iluminação. Faltava. Você já pode contar com uma lâmpada que emite luz por até oito horas usando apenas uma xícara de água salgada, a Salt Lamp. A ideia foi desenvolvida nas Filipinas, onde parte de seu território não possui acesso à energia elétrica. O processo dessa luminária é semelhante ao de uma bateria, é bastante seguro, principalmente se comparado aos lampiões de querosene, e pode ser usada por até seis meses até ser substituída, além de ser sustentável e de baixo custo.

Estima-se que a próxima geração da Salt Lamp possa servir até para carregar baterias de celulares, ou seja, só falta o wifi, a casa está completa!

Screen Shot 2015-09-19 at 08.09.06

http://weburbanist.com/2015/07/26/salt-powered-lamp-8-hours-of-light-from-1-glass-of-saltwater/

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/4-materiais-que-vao-mudar-o-mundo-em-breve

http://www.ecaderno.com/universitario/universitarios-3m-incentiva-empreendedorismo-com-premiacao

http://www.unisol.org.br/2015/07/telhado-verde-e-o-sonho-de-mudar-o-mundo/

http://greensavers.sapo.pt/2013/05/19/embalagens-biodegradaveis-feitas-de-fungos-crescem-sozinhas-com-fotos/

http://www.ecovativedesign.com/mushroom-materials/

http://blog.ecovativedesign.com/2015/08/17/designing-shiro-a-stool-created-with-mushroom-materials/

http://www.hypeness.com.br/2015/08/essa-lampada-e-capaz-de-gerar-luz-por-8h-usando-uma-xicara-de-agua-salgada/

http://www.salt.ph/

http://revistas.unibh.br/index.php/dcet/article/viewFile/349/182

Anúncios

Um comentário sobre “Sua casa feita de comida (ou das sobras dela)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s